quarta-feira, 3 de março de 2010

HISTÓRICO E ASPECTOS SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM









Etimologicamente o nome Marapanim tem origem na linguagem indígena nheegathu que significa borboletinha d’água ou borboletinha do mar. Esse município limita-se com as águas oceânicas da baía de marapanim e com as terras do município de Curuçá, Maracanã, Magalhães Barata e São Francisco do Pará.
Sua sede – cidade de Marapanim – situa-se à margem esquerda do rio de mesmo nome e a 150 Km aproximadamente da cidade de Belém. Possui uma área de 688 Km² e uma população de 27144 habitantes distribuídos na área urbana e rural cuja densidade demográfica é de 36,33 habitantes por quilometro quadrado. Na sede do município habitam cerca de 17000 habitantes.
A origem desse município está fincada nos fins do século XVII, quando da chegada dos jesuítas que se instalaram na região em uma fazenda denominada Bom Intento, localizada à margem esquerda do rio Marapanim pertencente à Vila Cintra, hoje Maracanã segundo Muniz Apud Furtado (1987). Dessa fazenda originou-se o atual povoado de Arapijó, posteriormente, Marapanim.
Há referências, segundo Furtado (1978), que a vila de Arapijó fora habitada por índios e que a ordem religiosa teria ali se instalado construindo uma igreja. No entanto, afirma também que alguns historiadores não fazem menção à Fazenda Boa Intento “em relação à origem da cidade de Marapanim. Refere-se apenas à aldeia de Maracanã. Nesse período as terras hoje pertencentes a Marapanim faziam parte de Maracanã”.
A Lei nº 610 de 21 de outubro de 1869 oficializa a fundação de uma provável freguesia local onde situa hoje a cidade de Marapanim. O padre José Maria do Vale em apelação a Virgem Santa das Vitórias celebrou a primeira missa naquelas terras em 1862. Essa freguesia foi reconhecida como Vila através da Lei 802 de 04 de março de 1874. Somente em 1895 é que a antiga Vila é elevada à categoria de cidade e nesse mesmo ano o território recebe foros de município.
A partir de 1938, o município passou a ser ligado por estradas à Capital do Estado, estradas que favoreceram o deslocamento da população e de produtos para exportação. Nesse período os transportes chamados de paus-de-arara – caminhões com bancos longos que levavam grande número de pessoas – que levavam passageiros e produtos da roça até a capital. Marapanim já se destacava na exportação de: farinha, peixe salgado, milho, aves, frutas, etc. Do mesmo modo, a troca cultural também ocorria de forma inversa, ou seja, produtos industrializados como: relógios, máquinas de costuras, rádios, dentre outros; que passaram a entrar em Marapanim.
Fazem parte de sua jurisdição as localidades: Marapanim, Vista Alegre do Pará, Matapiquara, Marudá de Cima, Marudá e Monte Alegre do Mau. Há também outras como: Guarajubal, Sauá, Tamaruteua, Câmara, Recreio, Arsênio, Juçateua, Bacuriteua, Itauaçu, Maranhão, Cristolândia, Arapijó, Pedranópolis, Encantado e outros.
Dentre essas regiões há uma subdivisão delas de acordo com a atividade econômica que predomina: pesca e agricultura. Uma chamada de região do salgado e outra de região da água doce. O que faz essa distinção basicamente é a relação que os moradores estabelecem com a região em que vivem. Enquanto na região da água doce as terras são propícias para a lavoura e o cultivo de mandioca, melancia – Marapanim é hoje o maior exportador desse produto no estado - dentre outros. A região do salgado tem no mar, no litoral, a pesca/captura de peixe, mariscos, crustáceos que irão fornecer produtos para subsistência além de ser a atividade econômica que primeiro se desenvolveu nessa região, segundo Muniz Apud Maciel (1983).
Segundo Furtado (1987), o povoamento da Zona do Salgado foi feita de duas formas: de modo espontâneo –ao longo da costa – em decorrência do sistema de navegação que havia entre o Estado do Maranhão e aquela região. Este fato é observado por Conceição (1995) que afirma o carimbó ter vindo desse estado na bagagem de negros africanos e se estabelecido em uma localidade que por tem vindo de São Luis do Maranhão nomeou essa localidade: Maranhãozinho, hoje, Maranhão.
Atualmente há no município um grande investimento governamental em favor do turismo local. Desde o ano 2000 o município entrou na rota das principais regiões onde o turismo deve ser incentivado. Conforme entrevista com o Secretário de turismo do estado, o senhor Adenauer Góes, Marapanim faz parte da rota turística junto com Salinas, Bragança, e outros. Para Adenauer, é uma grande oportunidade de promover a divulgação das culturas dos municípios, em Marapanim, por exemplo, o carimbó.
O turismo aparece como fonte de emprego e renda oportunizando o desenvolvimento do município além de gerar divisa. O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - junto ao governo municipal tem entrado nas localidades de maior destaques turístico e promovidos cursos a fim de preparar a comunidade local e propor um “turismo sustentável”.Na área do turismo em Marapanim destaca-se: turismo de lazer, turismo de eventos, turismo de veraneio e o turismo religioso.
Quanto ao turismo Religioso temos o Círio de Nossa Senhora das Vitórias realizado no segundo domingo de agosto com a participação de grande número de devotos e turistas de vários lugares do estado e do país participam também moradores católicos do local e circunvizinhanças. Este evento é de grande importância para Marapanim, visto que faz parte do calendário de eventos oficial do governo do Estado do Pará.
No turismo de lazer e de veraneio tem-se como atrativo principal às praias e muito ainda inexplorado em virtude do difícil acesso e a distância. Os meios de transportes para essas praias são em geral os barcos a motor, alguns não oferecem segurança para os usuários e apesar de ser um atrativo não há estrutura adequada nem interesse pelo governo local em melhorar os serviços para atender tal demanda.
Em se tratando do turismo de eventos tem-se hoje, o Festival do Carimbó realizado no mês de novembro, o CARNARIMBÓ ocorre agregado às festas de carnaval, Festival folclórico já é tradição em Marudá acontece no mês de julho consta no calendário do Estado e o Aniversário da Cidade que é comemorado em julho. Em todas essas comemorações há uma maciça divulgação da cultura local, principalmente do carimbó com a participação da comunidade local e vizinha, além de um grande número de turistas.

Um comentário:

  1. Belíssima reportagem sobre a cidade de Marapanim. Nós do site cidadedemaruda.com estamos deixando aqui nosso parabéns.

    ResponderExcluir